Posts

Showing posts from August, 2024

I.A, CHATGPT E A CRIATIVIDADE HUMANA

Image
  Imagem criada pelo ChatGPT para esse post. A I.A.(Inteligência Artificial), não é uma ferramenta nova: ela já existe em muitas plataformas que usamos frequentemente e nem sequer nos damos conta disso. Apps de bancos, sites de compras, redes sociais etc, já a utilizam há algum tempo. Há pouco tempo, entrei no ChatGPT por curiosidade e isso me trouxe uma experiência muito interessante. As respostas às perguntas que propomos são muito bem elaboradas e completas. Entretanto, quando tive uma ideia sobre um novo tipo de App, percebi que, embora tenha conseguido uma resposta incrível, a ideia foi minha: o algoritmo apenas interpretou e organizou essa ideia de forma perfeita. Essa experiência me fez perceber que, apesar de ser uma ferramenta poderosa – e irá se tornar cada vez melhor rapidamente – ainda parte de nós, humanos, a criação, a criatividade. Então, imaginando um cenário distópico em que a I.A. venha a eliminar muitas das profissões hoje em curso, ainda nessa premissa

ADEUS ÀS CALINS

No final de 2016, o Atendimento Social da empresa de saneamento em que trabalho, na cidade de Joinville, foi procurado por um  grupo que prestava apoio a um acampamento cigano na Rua Agulhas Negras. Fomos ao local para entender a situação. Encontramos um acampamento cigano, liderado por mulheres, cinco irmãs viúvas vivendo em situação de vulnerabilidade social. Sem acesso à água, por não serem proprietárias do terreno que ocupavam, comprava água de uma vizinha que se situava no lado oposto da rua.  Essas mulheres ciganas, que se autointitulam “Calins”, sofriam com doenças e dores que se agravavam com a tarefa de carregar baldes de água diariamente. A expectativa de atendimento era nula, mas, observamos que o terreno era, em parte, propriedade de uma igreja, que utilizava como estacionamento para seus fiéis. Assim sendo, em reunião com o pastor, conseguimos que fosse solicitada a ligação de água para esse terreno, de onde as Calins levavam, então, a água por mangueira até o acampamento.

A CAMINHO DA EXTINÇÃO, PRECISAMOS VOLTAR AO ÓBVIO

Image
  Apesar da ciência às vezes nos trazer conhecimentos que possam parecer complexos demais para nossa compreensão, existem fatos científicos muito simples e fáceis de se perceber com um mínimo de discernimento. Ninguém consegue, por exemplo, questionar os efeitos da gravidade. É muito fácil perceber, outro exemplo, que o nosso planeta tem um limite: não se trata de um objeto infinito. Consultando o Chatgpt (https://chatgpt.com/ data da pesquisa em 09/08/2024): A seguir estão alguns marcos populacionais importantes: ·          1 d.C.: ~200 milhões ·          1000 d.C.: ~310 milhões ·          1500 d.C.: ~500 milhões ·          1800 d.C.: ~1 bilhão ·          1900 d.C.: ~1,65 bilhões ·          1950 d.C.: ~2,5 bilhões ·          2000 d.C.: ~6 bilhões ·          2024 d.C.: ~8 bilhões O histórico parte do ano “um” da era cristã. É possível ver o crescimento acelerado a partir do século XIX e uma explosão de crescimento no século XX. Ainda com fonte no Chatgpt: